Educação em Sexualidade na escola

Educação em Sexualidade na escola como forma de promoção em saúde

Marina Soares Remiggi

2 min read

A Educação em Sexualidade como proposta educativa e promotora da saúde, contribui de forma significativa para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo infantojuvenil. Evidencia-se a importância de se abordar questões de sexualidade na escola, visto ser este um local privilegiado de ensino-aprendizagem, constituído por crianças, adolescentes e responsáveis durante grande parte da vida e enriquecido por intensas trocas sociais, em que circulam uma diversidade de valores e vivências. O trabalho realizado com alunos do 8° e 9° anos, da Escola Estadual Geni Chaves em Uberaba/ MG, visou estimular a construção de um espaço escolar acolhedor e protetivo do exercício da sexualidade, desenvolvendo ações informativas, afirmativas e formativas sobre as diversas dimensões da sexualidade, bem como o respeito às diferenças, o combate a violência sexual e de gênero, o preconceito e intolerâncias. Além de orientar professores, gestores, pais e demais atores escolares para o desenvolvimento de condutas acolhedoras, respeitosas e informativas sobre a sexualidade.

Os conteúdos, recursos e atividades foram planejados e desenvolvidos de acordo com as demandas escolares levantadas através de um questionário prévio respondido pela coordenação, e a votação nos temas de interesse de cada grupo, após os alunos assinalarem individualmente uma lista de temáticas em sexualidade. Contemplou uma metodologia participativa, lúdica, acolhedora e reflexiva. As atividades foram realizadas em grupos, conforme deliberação da escola, e conduzidas por profissionais capacitados, envolvidos e convencidos da importância da proposta.

Depreende-se que como resultados houve um aumento significativo da compreensão e assimilação das temáticas propostas nos encontros, corroborando com a fato de que as informações adequadas, aliadas ao trabalho de autoconhecimento e de reflexão sobre a própria sexualidade, ampliam a consciência promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, tornando-o capaz de vivenciar a sexualidade de forma mais saudável e responsável.

Pode-se concluir que é direito inerente da criança e do adolescente posicionar-se em seu meio, conhecendo a si mesmo através de sua sexualidade. Criar espaços para reflexão e debate é o que pode ajudá-los a passar por essa fase com menos angústias, turbulências, e resistências. Trabalhar Educação em Sexualidade na escola exige, além de competências técnicas e teóricas, um nível de conforto e confiança do profissional com a temática, tendo em vista que estas habilidades oportunizam ações com caráter científico e aprofundadas em conteúdos que favoreçam reflexões realistas, interativas e que atendam a demandas concretas.